sexta-feira, 31 de agosto de 2007



sábado, 25 de março de 2006



Letrinhas de música são bregas



Mas o cara fala tudo o que tá acontecendo no momento Deixa Chover Guilherme Arantes Certos dias De chuva Nem é bom sair De casa Agitar É melhor dormir Se você Tentou E não aconteceu Valeu! Infelizmente nem tudo é Exatamente como a gente quer As pessoas Sempre têm Chance de jogar De novo E errar Ver o que convém Receber Alguém No seu coração Ou não! Infelizmente nem tudo é Exatamente como a gente quer Deixa chover Ah ah ahhhhh Deixa a chuva molhar Dentro do peito tem um fogo ardendo Que nunca vai se apagar Deixa chover Ah ah ahhhhh Deixa a chuva molhar Dentro do peito tem um fogo ardendo Que nunca Nada Nada vai apagar Batatinha quando nasce A foto abaixo é da nossa noite de chuva, do dia que tentamos ir pra Cooperativa Brasil, chegamos na Replan em Paulínia, conseguimos finalmente chegar ao nosso destino, mas estando o arraial alagado por causa da chuva, paramos Défi, Jue, Sue e eu, Marie no Aulus pra comer uma singela batatinha. Eita porra de vida .
Às 19:11:18 MaritaPregou este panfleto # envie este texto para um amigo SUBA NO PALANQUE!!! [3]




quarta-feira, 22 de março de 2006



Vida fácil, fácil fácil...



Ser grande e sair para o mundo não está sendo fácil para Marie, 23 anos, recém socióloga. A questão da utopia política já tinha ido há tempos, quando me deparei com o Movimento estudantil da Unicamp, que me fez ter vergonha, vergonha mesmo de um dia ter feito parte do Movimento Secudarista. Tudo o que foi contruído na minha pessoa pela formação dada pela minha mãe está sendo lesado nesses últimos dias. Sociólogo no campo é uma dificuldade sem igual. Eu tento, mas eu tento muito entender a questão de base das crianças pra quem eu dou aula, mas no momento em que sofri uma ameaça (éééé, de um menino de 13 anos no máximo), eu já não consegui mais ser tão compreensiva. Eu parei e fiquei olhando. Pensei em falar de coisas como respeito, ou amor ao próximo, mas calei. Ia parecer bíblico demais para aqueles que já veem no lado marginal da vida uma forma de se fazer importante, o que na verdade significa ser temido. Eu não consegui concordar com os novos moldes da escola pública, eu não consigo. Educação, não, esse NÃO É O OBJETIVO. As escolas agora funcionam (além de serem os feudos de sempre, onde conchavos e panelinhas imperam), como miniaturas de reformatórios. Eles preferem, para não burlar a burocracia, que um Engenheiro Agrônomo dê aulas de História no lugar de um profissional gabaritado (porém não habilitado na delegacia de ensino): a única coisa que importa é que os alunos não fiquem na rua por umas 5 horas, evitando que nesse tempo possam causar estragos na ordem pública. São tratados como deliquentes mesmo, uma vez que a sua educação e formação pessoal não são levadas em conta. O que é levado em conta são os possíveis gastos com IML, limpeza do chão ensanguentado, gasolina da polícia, etc etc. Eu não aguento mais essa máquina podre e hipócrita que é o estado, que tem fins puramente utilitaristas, que não visam o bem estar de ninguém. Eu estou cheia dos servidores públicos que ganham bem e maltratam quem paga os seus salarios, eu não aguento mais a promiscuidade social que assola tudo. Não aguento aquela gentinha do IFCH fazendo militância com dinheiro do papai. Entender o social, as mazelas? É fácil, bem fácil se vc está sentado pesquisando, lendo sobre. O mal da maioria dos sociólogos é a falta de vivência, são na maioria ricos, nunca tiveram que sair pra vida, labutar, brigar. Aí tudo é fácil mesmo. Será que existe vida em Marte? Death: somos marcianos que invadiram a Terra Divas É, nem tudo são pedreiras. Sábado foi a formatura da minha queridíssima amiga Jue, e teve de tudo: boa comida, muito YMCA, namorada ciumenta de amigo querendo pegar na saída, enfim, muito divertido. Só pra constar: Jue, Mie, Marie e Sue na foto abaixo. O que essas meninas representam no momento? Não dá nem pra explicar : -)
Às 19:07:09 MaritaPregou este panfleto # envie este texto para um amigo SUBA NO PALANQUE!!! [4]




quarta-feira, 15 de março de 2006



Ser campineira



Tenho ido dormir todos os dias com um aperto desgraçado no peito. São problemas e mais problemas que só se multiplicam, que eu não consigo resolver e nem posso (alguns até posso, mas eu não tenho tido muita coperação), então, eu tento esquecer, o que é impossível. É dinheiro, é emprego, relação do presente, a relação que foi sem nunca ter sido e por aí vai. A verdade é que hoje, ao descer na Benjamin Constant eu olhei a estátua do Bento Quirino e pensei: esse é o meu lugar! Quando coloquei meus pés no chão me senti protegida, aquela atmosfera de inserção me fez tão bem que poderia ser qualquer coisa, mas o que importava mesmo era que estava eu ali, campineira. Quando eu sou campineira eu me sinto mais bonita. Me sinto parte da princesa sedutora, e assim fico durante o tempo que percorro as calçadas. A luz de Campinas é diferente também. Jamais vou esquecer o momento em que, ao chegar do Rio de Janeiro ás 5 da manhã, abri os olhos e, olhando pra fora, sentindo o cheiro, sorri e sussurei: "agora estou em casa, como é linda a minha menina". Luminosidade que sacia minha vida de coisas boas. Quando estou campineira retomo meu ânimo, e só consigo ser feliz sendo campineira. Fronha
Descrever os momentos que passei no Rio ao lado de Tia Daura, Renato e Lara é uma tarefa impossível. Não se descreve o fantástico. Posso dizer que foram dias em que eu não fui campineira, e mesmo assim fui muito, mas muito feliz. O show dos Stones vai ganhar destaque apenas na descrição da foto, porque o que valeu a pena mesmo foram os minutos e minutos de cumplicidade e carinho que compartilhei com essa gente maravilhosa. O destaque vai para o meu querido amigo, irmão, o meu amor Rê, também conhecido como Said), tantas vezes aqui citado. Não vou falar mais nada, não consigo. Rê, Tia e Lara: amo vocês.
A volta dos que não foram Pois é, não foi.



Um comentário:

Marie disse...

16.03.2006 | Ser campineira é , antes de mais nada , um estado de espírito. Natural se sentir em casa lá, umas vez q nossas raízes lá estão. Tudo é motivo de lembrança e saudade: casa do vô, casa da vó, jardim do vô, conservatório da vó, praças , enfim tudo.... Isso mesmo, nunca negue sua raça e q essas lembranças permaneçam sempre com vc. São a nossa identidade.
Iza - | http://

16.03.2006 | Aff...mari...isso q vc escreveu...nossa...me identifico muito mas de outra maneira...me sinto eu mesmo quando estou na unicamp...sinto q lá é o meu lugar, sinto q lá posso tudo e tudo posso...pena q as tantas confusões em q me meti esses ultimos tempos tenham me feito esquecer como é bom ser eu mesma lá...no meu lugar... Espero poder resgatar tudo q perdi, esqueci e deixei de lado muito tempo... essa cidade q estamos, esse feudo q trabalhamos...nada tá com nada!...
Michele Fernanda - micheledasletras@hotmail.com | http://

16.03.2006 | Tá vendo? Sempre falei sobre o poder que o Bento Quirino exerceu e exerce sobre as pessoas, sobretudo, as campineiras. Mais campineiro que o Bentão, só nós aqui de casa. Meu, o Sayid tava no Rio? Uau!
Bié - | http://

06.04.2006 | Lindo Marie! Lindo! Alias, LINDAS! amo vcs!
Julie - julianasbs@gmail.com | http://

23.03.2006 | Afff...Mari...isso q vc escreveu é totalmente verdade...e como é...não só no IFCH, mas aqui no IEL também...sinto que sou crussificada por muitas pessoas daqui do meu istituto por "tirar o corpo fora" da luta, mas agora me responda, que luta é essa não!?...ninguém dos que me acusaram com certeza teve que trabalhar pra ganhar o pão de cada dia...ninguém...todos com o perdão da palavra "filhinhos de papai"...me espanta muito eles condenarem a Sandy por ter tentado entrar aqui...rs....com q moral hein...são todos "farinha do mesmo saco"... mas ao contrário de você....eu ainda sofro sabia por não poder lutar mais do que eu queria, me enfiar de cabeça e lutar pelo q eu realmente acredi
Michele Fernanda Saqui - micheledasletras@hotmail.com | http://spaces.msn.com/members/perolasdamimi/

23.03.2006 | "eu era uma flor uma flor pequenina queria brincar mas não sozinha queria ter amigos mas não conseguia por causa da cor horrível que eu tinha eu era marrom marrom bem escuro queria ser clara menos escuro" Esse poema foi escrito por uma menina da 5ªserie de uma escola da perifeira de Campinas.. essa menina deve ter 11 anos e um talento incrivel pra poesia, mas olha o que o mundo fez com ela??? Mari, não é fácil.. nós sabemos disso.. e como é trite ver um sonho desabar.. Queria ter a certeza de que de alguma forma eu fiz minha parte.. mas nem isso eu posso ter.. Meu, vc é muito especial!! Seu texto é lindo!!! sei nem o que falar.. ta dando nó na garganta.. Te adoro e adimiro! Bjos
SUe Ellen - | http://sueellencruz.nafoto.net

22.03.2006 | Lindo texto... De verdade, paguei um pau, talvez por que a gente tivesse trocando essa ideia, consegui captar 100% do que você escreveu.Se eu lesse esse texto numa hora imprópria ou fora do contexto da minha rotina, talvez eu achasse chato e pedante.. Alias quem não compreendeu TUDO o que está escrito, é que é pedante a ponto de ter que levar um pé no traseiro para acordar e enxergar a realidade a sua volta. Tudo que está escrito é verdade, não modificaria uma linha, uma vírgula, um nada! É Mariana, a realidade é dura, e imcompreensível, seja bem vindo ao planeta terra! Seu irmão marciano te saúda!
Daniel Death - | http://

06.04.2006 | Esse dia, (apesar dos pesares) foi demais! O nosso destino se ficássemos em Jaguariúna seria no minimo cruel. (ai que exageeeero) Resovemos ir onde nenhuma Adriana jamais Esteves (eu não me canso dessa piadinha né?) e foi demais! O importante foi a compania! (e o lanche enoooorme!) Adorei! bjos!
Julie - julianasbs@gmail.com | http://

27.03.2006 | Mais o mais importante, foi estarmos juntos, tomando chuva juntos, bebendo juntos, comendo juntos, tudo juntos!! hehehe e o medo que eu passei naquela quebrada?? mas ainda não desisto do forró, uma dia há de dar certo!! hehehe E o lanche tava bom hein?? hehe Bjos
Sue A pequena Grande Pequena - | http://sueellencruz.nafoto.net

26.03.2006 | Aff...impressionante é mesmo como a nossa vida é uma eterna trilha sonora...pra cada momento q vivemos tem uma música q calha certinho... Uma frase q eu achei o outro dia resume tudo q queria dizer: Uma poesia não pertence a que a escreveu, e sim a quem necessita dela. Com as músicas é exatamente igual pq música pra mim é poesia com som...rs
Michele Fernanda - micheledasletras@hotmail.com | http://spaces.msn.com/perolasdamimi