quinta-feira, 30 de agosto de 2007

quarta-feira, 31 de março de 2004

40 anos essa noite

E o país sentia um quê de revolução no ar. Um cheiro de charuto cubano talvez, um gosto de chá da China, não se sabe... O que sabemos e é o que a história conta, é que qualquer tentativa de mudança ou de emacipação de velhas formas de governo foi estancada pela traição aplicada na noite do dia 31 de março. A dor de Jango deve ter sido a dor do aborto. A dor do Brasil é sentida até hoje. Os acontecimentos históricos provam que uma virada comunista no Brasil seria improvável. Mas não custa imaginar quão diferente seria o nosso país se ele tivesse tomado o caminhos proposto por Jango. Pois bem, não aconteceu. O que ganhamos, foi uma das maiores injustiças de todos os tempos. No começo, era a inocência. Os sonhos pueris da revolução. Com o amadurecimento do regime, também se amadureceram as massas revolucionárias. Eles estavam dispostos a morrer, e morreram, como disse César Benjamim. Nossos revoluciónários eram quase todos da classe média. E numa briga interminável, não sabiam se adotavam a vertente chinesa, se embarcavam na linha cubana de revolução... A verdade é que muitas vezes acabavam por tentar imitar os camaradas soviéticos, adaptando uma versão para os trópicos quase sempre bizarra (como podemos perceber nos relatos de Gabeira, em "O que é isso Companheiro". E assim os nossos heróis foram perdendo a inocência. Caminhando e cantando e seguindo a canção, foram os personagens principais de um dos maiores banhos de sangue que já ocorreram no nosso país. Lutaram, morreram.
"Como é difícil pai, abrir a porta". Como é difícil. Quando ingressei em meu curso de Ciências Sociais, eu tinha em mente a idéia de mudar o mundo, montar uma ONG pra ajudar as pessoas, botar a boca no trombone tendo como espelho, os estudantes de 1964: lendo Marx, vivendo de ideologia e fazendo parte do movimento estudantil. Acho que nesses 3 anos eu só não me decepcionei com Marx. Ele é o maior itelectual de todos os tempos mesmo. Mas é triste ver que tudo nesse mundo são interesses, geralmente pessoais, que derturpam todas as outras coisas. Castelos desmoronam na sua frente e você não pode fazer nada: você não pode mudar o mundo porque o sistema está sacramentado de tal maneira que tentar destruí-lo é dar murro em ponta de faca; o movimento estudantil é composto de "celebridades" que só buscam auto-promoção... A militâcia ainda é feita pela classe média (até porque, como já foi dito no post anterior, o estado não provém uma educação crítica às massas...); seus amigos ora querem mudar o mundo com você, e outras, renegam tudo o que defendiam, põem terno e vai trabalhar na empresa do pai. Pode parecer bobo, mas uma cena de televisão não me sai da cabeça. Anos Rebeldes, 1992. Maria Lúcia, chora na mesa, vendo que os ideais dos amigos já não eram os mesmos. "Ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais". Tenho medo de chorar mais tarde da mesma forma. Que seja, que seja. Não se tem nada a comemorar no dia de hoje, de maneira nenhuma. Mas vamos co- memorar (lembrar juntos), de gente que lutou pela liberdade de expressão e de governo no nosso país: Dora, Maria Lygia, Lamarca, Syrkis, Gabeira, Yara, Benjamim, Vandré, o senhor que emprestou o sítio para o Congresso de Ibiúna e sua família, e muitos, e muitos outros. No mais, faço minhas as palavras de Érico Veríssimo e tão usadas por Biézita "Que haja paz na nossa luta". Ainda temos muito, muito o que fazer. Só resta saber se sobrará personalidade ás pessoas para executarem tais mudanças, sem serem suscetiveis á interesses alheios... se isso será possível, não sei. Mas eu, continuo lutando. Quero democratizar todo o meu conhecimento adquirido nas Ciências Sociais, quero ajudar o povo a pensar! Se não, de que vai valer meus conhecimentos acadêmicos? Para usar em discussões nas mesas do IFCH (que nunca levam a lugar nenhum...)? Tô fora. Botar o povo pra pensar é a solução para o Brasil. Cientistas Sociais brasileiros, uni-vos!

Um comentário:

Marie disse...

06.04.2004 | "apagaram tudo,pintaram tudo de cinza...." e o pior de tudo é que as mesmas questões estão postas à nós! será que tomaremos a mesmo caminho? 64 é um caso mal resolvido guerry, por enquanto "Eles" ainda estão na frente.
Renato Taddei - renatot6@hotmail.com | http://

03.04.2004 | Mazinha, Quando penso em tudo isso, me bate um desespero tremendo. Às vezes penso que não há saída, às vezes me sinto uma inútil por estar tão preocupada com minha vidinha futil e não fazer absolutamente nada, às vezes me dá vontade de largar tudo e sair gritando... Acho que estamos num beco sem saída, ou essa saída é muitíssimo estreita... Não sei mesmo o que fazer... Querida, estou gostando de ver! Vc e a Bié estão arrasando com seus super blogs! Beijãozão! Dru
Drusilla - noite_ensolarada@hotmail.com | http://blogdanoite.blig.ig.com.br

03.04.2004 | nuss, to com raiva do estado. bjaum má!
Bié - | http://

03.04.2004 | Clap, clap, clap! Guerry... você é demais, cara! E realmente... fazer o povo pensar é o que há... precisamos começar com a Educação... por isso que pretendo também estudar isso... ver se a coisa vai pra frente! Temos muito ainda por fazer... apenas começamos! Te adoro muito, fofona! beijokas! =***
Camila (Mica) - | http://www.nobody-cares.blogger.com.br

01.04.2004 | a guerrilha da Guerry !!! preciso dizer mais?!
Renato - lookatmyankh@ig.com.br | http://www.sociedadeblues.com.br/index.asp

01.04.2004 | Quando vc não conhece o rosto do seu inimigo, isso torna a luta um tanto mais difícil, como não vivemos em uma guerra declarada e nem sempre o seu nêmesis toma uma forma copórea, tudo transforma-se em uma guerrilha, contra a ignorância a alienação e tantos outros adversários singulares.
Renato - lookatmyankh@ig.com.br | http://www.bbking.com/default.asp

01.04.2004 | Você está certa... mas eu me pergunto se fazendo meu curso de Bach. em Informática estou fazendo algo errado, que vá prejudicar as outras pessoas. No fundo, mesmo que a gente faça algo pelo social ( como dar aulas de informática, matemática, etc...que é o que eu sei fazer ), meu objetivo ainda é arrumar um emprego onde eu possa utilizar minhas habilidades com o computador... Ganhar dinheiro não é meu objetivo principal... mas no fim das contas, ele também está lá. E aí eu vou estar entrando no eskema do capitalismo etc... É difícil pra mim conciliar tudo isso, porque eu faço algo que gosto, mas não quero que isso prejudique os outros..... E eu queria continuar acreditando que se eu foss
Thy - galant_usp@yahoo.co.uk | http://

01.04.2004 | moivimento estudantil ja nao existe mais .. e triste mais e verdade .foi-se o dia em q as pessoas tinham ideais e os defendiam , lutavam por eles...hj em dia o q os estudantes vivem para seguir o estilo de vida "malhaçao", onde cabeças de merda acham q td q vale e se entupir de anabolizantes e siar para baladinhas...uma cambada de alienados q nao enchergaram o mundo em q vivem ....mas ainda existem as poucas exceçoes... bjo mari
Ba - | http://

31.03.2004 | Má linda, Ontem foi um dia dia para lembrarmos juntos que juntos podemos chegar a algum lugar e que muitas vezes ideais e sonhos valem a luta por sua concretização. Não quero desistir nunca e tenho certeza que vc tb não vai desistir... quem sabe um dia nosso sonho da empresa junior do IFCH sai afinal ainda faltam uns 7 anos antes de sermos explusas de vez da universidade. Bjocas PS: seu blog tá lindo, adorei as figuras femininas que o enfeitam.
Thata - belaencrenca@ig.com.br | http://

31.03.2004 | * "Bolg" é f.... foi mal pelo errinho de ortografia!!!! :_)
BANDA MALIBU - contato@bandamalibu.com.br | http://www.bandamalibu.com.br

31.03.2004 | OLÁ GUERRY ... Obrigado por assinar nosso em nosso Blog .... Seu Bolg é muito maneiro .... Acesse nosso site, e fique ligada em tudo o quer Rola no mundo "maLibu" .... acesse: www.bandamalibu.com.br Valew .... Bjs .... Banda Malibu
BANDA MALIBU - contato@bandamalibu.com.br | http://www.bandamalibu.com.br