quinta-feira, 30 de agosto de 2007


sábado, 1 de maio de 2004

Blow up


Incrível como falta de sensibilidade é tudo nessa vida. Ontem, ao procurar dados adicionais sobre o Filme Blow up - Depois daquele beijo (1967), de Michelangelo Antonioni, eu fiquei estarrecida com a falta de delicadeza ao tratarem do filme. Primeiro, porque eles dizem que o filme é apenas uma inovação de Antonioni, sem atentar às metáforas que o autor traz, nem enfocam a mutação da realidade vivida por Thomas. E, já entrando no filme, esse é só mais um sintoma de nossa sociedade de zumbis. Antonioni chama de zumbis as pessoas que vivem na realidade da Swinging London: vida badalada, festas, drogas, liberdade sexual, moda e superficialidade. Aqui, falo de zumbis um pouco diferentes, mas mesmo assim, zumbis: textos como esses da internet, que se limitam a mostrar o caráter comercial de uma obra de arte são sintomas de uma "zumbização" incessante, onde os fatores subjetivos nada importam frente os objetivos. Aposto que os caras que escreveram a crítica nada se importaram com a fotografia, nem com as metáforas da trajetória, que nos fornacem um mergulho na nossa própria realidade e reforça a luta contra a superficialidade. Ontem, na aula de política, podemos ter um exemplo de zumbização: uma garota, ao discursar sobre os primeiros capítulos do livro de Zygmunt Bauman, MOdernidade e Ambivalência não conseguia de deslocar da ideologia marxiana ao formular suas perguntas, o que consistiu num erro pra lá de crasso, já que o Bauman mistura objetividade e subjetividade, se desvinculando de uma vertente marxista pura. A menina se tornou uma zumbi marxista, e isso é triste: não consegue intercalar seu pensamento com mais nenhuma vertente ideológica que não a marxista. Consuma-se então, o fato de que a especialização gera a burrice. Triste. Mas sabe que eu acho que as ciências sociais contribuem em muito para a "zumbização"? As pessoas vão ficando tão chatas, tão insuportáveis por causa de sua alienação ideológica que não veêm mais nada além das coisas que pensam acreditar, além de questionarem tudo a fim de demonstrar todo o seu "vasto conhecimento" (argh!). Amo meu curso. Por ele, tentarei não virar zumbi. Tomara que seja possível. ... Pleased to meet you, Hope you guess my name... Não foi bem com o vampiro a entrevista mais com o Zé Elite, Laymert. Ele assinou a minha requisição de bolsa de iniciação científica sem pestanejar e ainda elogiou o título do meu projeto, hehe. Sinal de que ele não ouviu minhas reclamações, ou melhor, não se lembra delas. Um problema a menos. Júbis Essa semana foi improdutiva, e tudo por conta de um pacotinho chamado Júbis. 8 meses e um apetite enorme por mamadeiras com farinha de 5 cereais e papinha de batata, frango e cenourinhas. Ah sim, sem esquecer do danoninho, a maior paixão de sua vida. Mas ela se foi ontem. Saudades do pacotinho! Macarrão, 14 Bis, Bis (o chocolate), Clarisse Lispector e Esquistossomose: uma noite na República do Sal Grosso Quarta eu fiquei lá na república do Jaum e da Pat. Bom! Jantamos um macarrão divino, e depois falamos de combinação de signos, ouvimos 14 Bis, comemos muito Bis, debatemos a genialidade de Clarisse Lispector e depois, pra terminar, ficamos lembrando daquelas ilustrações de ciclos de verminose, lembram, que sempre estavam nos livros de Ciências e Programas de Saúde? Primeiro o homem dando um "barro" atrás da plantação de alface e logo em seguida, um garoto comendo a mesma alface? Claro, havia outros ciclos também, hehe. Motivo pra muitas, muitas risadas! Esse é pra casar
Perfeito. Mamã me apresentou Cat Stevens (aliás, tudo o que eu conheço de bom foi a mamã que apresentou. Eu comia papinha escutando Queen). Se não bastasse ser gato e ter os olhos pretos do jeito que eu gosto (olhos como o do gaúcho :´( que eu conheci na noite de Maracatu, em Poa), o cara é sensível, canta bem e ainda é espiritualizado. Pqp. Mamã sabe de tudo: realmente.

Um comentário:

Marie disse...

29.10.2004 | Nossa, Mari como era lindo mesmo o gaúcho...naum fica braba hein...
Jú - julianezinha@hotmail.com | http://

08.05.2004 | Só pra vc não falar que eu não venho prestigiar seu blog plendinha. Há algo subliminar entre o trecho da música dos Stones e esse tal Laymert? Tsc, tsc, tsc...
Thyrso - |

08.05.2004 | É realmente uma pena que o Cat Stevens tenha virado muçulmano, mudado de nome e abandonado a música. Ele realmente era um tudo de bom. hehehe Bjos!
Dru - noite_ensolarada@yahoo.com.br | http://blogdanoite.weblogger.terra.com.br

05.05.2004 | pois eh .. uma boa aprte eu boiei, mas o q entendi e q o seu professor e uma bacaca e por sorte ele e bem "desmemoriado", o q e muito bom ... eu te desejo muita sorte com esse seu projeto, sei q vc vai conseguir tem muita gente torcendo por ti ... e se for pra casar com um desses, ta compensando Mari .. bjão
Babi - | http://

05.05.2004 | o loco, onde encontro um destes?
Bié - | http://www.simplesrebelde.weblogger.com.br

04.05.2004 | Hahahaha... pois é, que meu namorado não saiba, mas eu tb acho o Plant muuuuuuuuuuuito gostoso!!! :))) Não tanto quanto meu namorado, mas tá ali no páreo! Bjus!!
Anna Paula - annawonka@uol.com.br | http://mundodeanna.blogger.com.br

04.05.2004 | Re, eu não vou te acordar agora com msg no celular pq ao contrário do Commudus, eu sou piedosa. E eu sei que ele mudou de nome: uma vez cat, sempre Cat. E essa foto é de qdo ele ainda era Cat (para os íntimos). Depois ele cortou o cabelo e ficou menos "pegável". Mas mesmo assim, esse cara é um luxo. "My Lady d'Arbanville, why do you sleep so still? I'll wake you tomorrow and you will be my fill, yes, you will be my fill"
Guerry, a anti-fronha - | http://

03.05.2004 | hahahahahahahahahahahha... aí mari, vai dar em cima do Yusuf Islam agora é ?! perdendo a linha hein...
Renatín... - renato@alexandria.cc | http://www.ihateclowns.com/

03.05.2004 | aeuauheauehaueuhuehuaheaee... ele nem chama mais "cat stevens", ele adotou outro nome depois q virou muçulmano... chama Yusuf Islam agora! uaehuhauehauehahe... bizonhão! Oh, baby, baby, it's a wild world It's hard to get by just upon a smile Oh, baby, baby, it's a wild world I'll always remember you like a child, girl... auheuhaeuahehauehuheuahe... :p
Renatín... - renato@alexandria.cc | http://

03.05.2004 | A situação financeira de nosso Pais é precaria, o que impede o proletariado cristão brasileiro de subir em uma carga horaria, o que faz a bolsa de valores subir 37% ao ano com a taxa de desenvolvimento humano, ou seja com o aumento do dolar as empresas vão a falencia, o que gera desemprego em nosso pais!! Abraços Gabriel
Gabriel Amaral(Filhote) - |

02.05.2004 | Poutz, de onde vcs foram desenterrar essa história dos ciclos da verminose?? hehehe Qto aos nossos colegas ifchianos, realmente só tenho a lamentar a "zumbização" de todos eles (e talvez a nossa tbm). Beijos e mais beijos
Dru - noite_ensolarada@hotmail.com | http://blogdanoite.weblogger.com.br

02.05.2004 | UHAUAHAUHUAHA!!!!!!! Eu odiava mto esses papinhos de esquistossomo, ahhhh éca!!! mas é mto engraçado!!! tava rindo sozinha aqui de boba, auahuah!!! Bjusss Guerry te adooooroooo!!
Camila (Mica) - thebeatles4ever@bol.com.br | http://www.nobody-cares.blogger.com.br

02.05.2004 | Incrível, né. Eu, particularmente, acho os ciclos de verminose bem filosóficos. Olhando mais a fundo, nós podemos perceber a submissão humana e a aceitação dos males da vida com os quais não podemos lutar. Tipo, o menino come merda: mas come sorrindo, sem medo do que virá pela frente. Isso é pura alegria de viver!
Guerry - | http://

02.05.2004 | poutz, sou da opinião de criticos são uns frutrados por não terem a capacidade de fazer algo parecido com o que detonam. Lembro de uma critica de um besta falando mal de um livro do érico verissimo, ele q vá cagar, não é mesmo? ele e todos os criticos. Já no caso da menina, nem vou me pronunciar: não entendi nada, hehe, muito complexo pra minha cabecinha... jubis é bacana. não chora quando acordar, e vive dormindo, gostei dela. o laymert é viado e é a cara do clodovil, ponto final. o ciclo da verminose é o tipo de coisa que marcou a minha infancia... a gente sempre via a merda, o porco, o homer pisando na merda do porco, e o menino comendo a alface cagada pelo porco... lindo bju
bié - | http://