sexta-feira, 31 de agosto de 2007

sábado, 19 de junho de 2004
Como o governo te vê? Assim, olha!

Eu jurei que não ia me decepcionar, mas sinceramente heim. Esse governo está se mostrando um grande químico, está transformando nosso país numa verdadeira merda. Desemprego, fome violência mais que alarmante. Sem falar no episódio lastimável que aconteceu no Rio semana passada... "A passagem da tocha Olímpica". Espetáculo no maior estilo pão e circo. Sim, enquanto o trapalhão mais sem graça do mundo corre com a tocha na mão, pessoas são assassinadas pela máfia do tráfico. Mas tudo bem, ainda queremos a Olimpíada no Brasil. Sinceramente. Jurei que não ia ficar malhando o governo que eu ajudei a eleger, porque eu acho muita hipocrisia. Mas estou começando a achar que devemos todos colocar nossos narizinhos vermelhos e sair para as ruas. Impossível que o Brasil seja tão medroso a ponto de apanhar desse jeito e ficar quieto. A gente elegeu, não foi? Então. A gente pôs, a gente tira! E como diria o poeta Cazuza, vamos pra RUA, pois enquanto isso... o judiciário tem mais aumentos e a gente continua na lona sem emprego ou com salários medíocres. Basta! O poeta não estava ali E na quarta-feira fui com Thyrso assistir um filme muito esperado por mim. Como fã do poeta da turma do abraço, Cazuza, eu estava LOUCA pra assistir. Pois é. Não gostei. Não sei se é porque, desde pequena eu esperava alguma homenagem desse tipo ao Cazuza, eu posso ter esperado demais. Mas a verdade é uma só: o filme mostra uma só face do cantor: ele banaliza o poeta, que por sinal, não participa do filme. O Cazuza que participa do filme é o bagunceiro, o que não não tem poesia nenhuma na liberdade que pregava. Liberdade ali se confunde com libertinagem e o Cazuza nos aparece como um burguês que gasta o dinheiro dos pais em putaria e maconha. A fotografia é péssima e embora seja abordado ali toda a esbórnia dos anos 80 e suas festinhas de rock e ácido, eu vi um enfoque muito moralista: é como se o poeta fosse castigado pela gana de viver, como se fosse um pecado: ele aparece ali, acuado pela doença. O filme não faz jûs à grandeza de Cazuza. EU SOU FÃ DEMAIS PRA ME CONTENTAR COM AQUILO! É um filme para quem não é fã e para quem não conhece a trajetória do Cazuza: prato cheio para " novos fãs", que contemplarão o poeta não pela sua qualidade e sim porque virou MODA. E nem adianta as patricinhas irem correndo para os cinemas para apreciarem a bunda do Daniel de Oliveira: ela não aparece. Aliás, esse menino e os outros atores do filme dão um show a parte, que é o que segura a produção mal feita, mal montada e desrespeitosa. O filme vale pela cena em que mãe e filho cantam "As Rosas não Falam". Pena que as patricinhas, que choram nessa cena não conhecem Cartola, senão o choro seria mais gostoso. Eu chorei rios de lágrimas, é uma cena muito delicada, muito bonita, ponto forte do filme, junto com outra cena: a cena em que ele procura a casa da Frejat para se apresentar à banda que futuramente seria "Barão Vermelho: nos closes e no rosto do ator, pode-se perceber a alegria de viver, a impetuosidade e a luz enfim, a verdadeira essência de Cazuza: só um espectador muito atento vê poesia nesse filme. Uma pena

Um comentário:

Marie disse...

01.07.2004 | hUHAUAHUAA LEMBRA QDO O MULEKINHU LAH LIO PRO PROGRAMA DO BOZO E MANDO ELE TOMA NO CÚ NO AR?? HAUAUAAHU EU KERIA MTU TE VISTO AKILO....NUM SKEÇO ATEH HJ EHEHEH.....=] BJOSSS!
Camila - | http://www.eowyn-sda.fotoblog.uol.com.br

01.07.2004 | HUHUh LEMBRA QDO O MULEKINHULAH LIGO PRA PROGRAMA DO BOZO E MANDO ELE TOMAR NO CÚ, NO AR? HAUAHAUAHAU....ORRA VEIU, EU QUERIA TE VISTO MTU AKILO, ATEH IMAGINO A KRA DLE HAUAHAUAHAUA.... BJUSSSSS
Camila - | http://www.eowyn-sda.fotoblog.uol.com.br

25.06.2004 | Vc tem toda razão miga. Poxa, esse governo tah um lixo. Bjão procê. Te adoro Miguxa.
Gleisi - gleisi@ebmnet.com.br | http://

23.06.2004 | Eu quero ver esse filme, ainda naum tive tempo tem mto q eu qeuria ver...e fico louka so de pensar na quantidades de filmes q nunca vi!:((((e a vida continuaaa...
Mina murray - | http://minamurray.blog.uol.com.br

21.06.2004 | Realmente!!!! Se a gente pôs o governo, a gente tb tira!! Pelo amor de Deus, num dá mais... o problema é que o povão não tem a coragem suficiente pra sair por aí... e mto menos cabeça pra bolar boas greves e etc... =( Ah, pois é... eu nem vi o filme, também nem posso opinar. Mas quando as coisas por aqui viram moda, me dá uma puta raiva, daí eu até deixo de gostar. Guerry, te adoro mtoooo se cuida miga, beijinhos! =*
Mica - | http://

21.06.2004 | Achei que faltou nesse filme explorar mais a postura anarquista e ideológica do Cazuza. Ele não foi só um "porra-louca" mas também um cara de princípios e ideais nobres, que não foram transmitidos pelo autor. À crítica na Mariana, de que faltou o poeda, acrescento que faltou também o Cazuza que incomoda o governo e as alites... o que diz que "a burguesia fede". Beijão e parabéns p/ a Mariana!!
Marcos - mperes@usp.br | http://

20.06.2004 | Sim Dru, claro que se tinha que abrodar o lance da doença, mas não com o enfoque moralista e conservador da forma que foi feito.. Achei triste mesmo, a forma, o enfoque e tudo o mais. Esperava muito mais do filme, uma pena (mais uma vez). Bjo em todos!
Guerry - | http://

20.06.2004 | Então... Óia...Esse negocio de praticar "pão e circo" tem ficado mui cosntante, acho q deve ser pq devemos ter uma carinha como essa do nosso amiguinhu ai. E o bacaninha é que quando a gente se rebela, somos considerados bardeneiros, rebeldes sem causa, e um mais um monte de merda. Carai, eu só tenho a dizer uma coisa: ou caga ou sai da moita, sem essa de ficar com cara de merda reclamando mundus e fundus que "minha vida tá mais fodida que puta de zona". Pô, vira esse disco, chifre, tá ruim? vá tentar melhorar! Desgruda esse peludo dai e vá fazer algo por vc. Ufa... Estava precisando desabafar num comment, hehehe... Quanto ao filme... Não tive a opurtunidade de assistir Cazuza no cine pois tive que fazer trab
Bié - | http://qualquétroço.com.br

20.06.2004 | Ah, eu não vi esse filme ainda... todo mundo tá falando mto bem, mas eu não sei, cada um tem uma opinião, né?
Anna Paula - a-lennon@uol.com.br | http://mundodeanna.blogger.com.br

20.06.2004 | Mari, como eu te disse, não achei o filme de todo horrível. Talvez pq eu não tenha ido ao cinema esperando nada assim muito além da média (toda vez que falam muito sobre algum filme, eu fico com o pé atrás). Entretanto, algumas cenas realmente beiraram ao amadorismo - como aquela que vc classificou como "bruxa de blair in rio". Qto à abordagem que deram à vida dele, bom, eu tbm acho que seria mais interessante abordar o lado artístico do que as farras e as drogas simplesmente, mas não acho que tenham retratado a doença dele como um castigo. Foi algo que aconteceu, que marcou muito na época por não se saber quase nada a respeito e por ele ter assumido qdo todos os outros infectados tentavam esconder. Não t
Drusilla - | http://blogdanoite.weblogger.com.br

20.06.2004 | oi Bom , não assisti o filme, a jeni me chamou para assistir mas como eu não gosto não fui. Ela tb disse q esperava mais do filme, fala sobre uma fase da vida dele, mulheres drogas e rock. Mas eu queria saber se mostrou a fase gay dele, pq pelo q eu vi bem por cima só mostrava o lado homen dele. Se eu fosse fazer um filme sobre uma lenda, ex o AXl , eu contaria um resumo geral da vida dele, e não só uma fase de adolescente. sei lá beijos
ALAN ROSE - axlalan@hotmail.com | http://www.alanrose.webloger.terra.com.br

20.06.2004 |
ALAN ROSE - axlalan_18 | www.alanrose.weblogger.terra.com.br

20.06.2004 | Bem.. eu não vi o filme ainda mas sinceramtente não esperava que fosse nada muito espetacular msm... Desmerecer o talento de grandes artistas e valorizar o poder, o dinheiro, a esbórnia e o estilo de vida inconsequente da "high class" é a única coisa que sabem fazer. Todo mundo que fazer parte de desse mundinho " á parte" logo pra eles deve ter sido mais interessante retratar Cazuza como um filhinho de papai, ao invés de mostrar o seu lado artístico... Bjos Má! ;)
Thiago - galant_usp@yahoo.co.uk | http://ww.lightinblack.weblogger.com.br

19.06.2004 | é miga, retratar o artista brasileiro com honra e glória ñ é o forte dos cineastas brasileiros... ñ conheço a história do poeta, mas pelas músicas q conheço, tbm posso dizer q ele era é um poeta... chato isso d ñ retratarem d modo total e verdadeiro essa lenda brasileira... minha tia q é mto fã dele tbm viu e tbm ñ gostou mto do filme... acho q c eu realmente quiser conhecer essa tragetória d vida q a meu ver parece ter sido brilhante, ñ tenho q ver o filme, tenho q procurar d outras formas ficar por dentro... e qt ao governo, pois é, eu tbm ajudei a colocar o kra lá... foda... o problema é q as pessoas estão mto acomodadas, ñ se importam mais com nada... onde o Brasil vai parar assim??
MiShA - supermimo@ig.com.br | http://malukastar.weblogger.com.br