quinta-feira, 26 de maio de 2016

Para Georgia 
Sabe, filha, hoje é um dia triste. Talvez você nunca leia essa carta, mas são tempos sombrios. Nossa democracia foi pro ralo, os direitos constitucionais estão sendo ignorados e mais uma vez o mandonismo impera. Eu jamais imaginaria, na minha mais leviana insanidade, que você presenciaria uma realidade assim.
Não é fácil ser mulher, Georgia. Hoje foi noticiado o estupro coletivo de uma jovem de 16 anos. Muitos comentários culpavam a vítima. E então eu penso na responsabilidade e na desgraça de ser mulher numa sociedade como a nossa. É uma dor constante. E acredite: se você for, como eu, sua tia e sua avó tanto desejamos, independente e dona de si e dos seus sonhos, o mundo não vai te perdoar.
Você vai ser culpada por querer ser livre. Como foi sua bisavó e como, de certa forma, eu sempre fui. De não se limitar a saber que existe: você vai querer ir tocar. E sentir loucamente, filha, cada emoção. Dançar por seis horas seguidas, se engajar pelos seus ideais de forma apaixonada. Vai ser culpada por isso também. Ah, filha, se você estiver carente e quiser atenção, ou simplesmente quiser saber qual o status do relacionamento com aquele cara com quem vc saiu algumas vezes, você será novamente rotulada como grudenta. Obsessiva. Mas saiba: é seu direito saber onde está, ninguém gosta de instabilidade.
Sua bisavó Dora ajudou a lutar pelo fim da ditadura, Georgia. E sua avó Iza criou sua tia e eu como mulheres donas de nossos destinos e de nossos corpos. Soberanas de nossa existência. Pois é, querida, nossa linhagem é de mulheres fortes. Mas o preço é tão alto... É uma dor quase irremediável. Escutei tanto: viajada, independente, doutora? Filho, homem pra quê? É que os seres humanos tão reificados não entendem que realização não tem preço, e você saberá disso com certeza. Seu próprio nome faz referência a isso. Vem de uma música onde Ray Charles diz que por mais que ele tivesse inúmeras possibilidades, só em Georgia que ele se encontrava, era só lá que a vida fazia sentido. Pra mim, em relação a você, isso faz muito sentido.
Não tenha medo filha. Nós nunca tivemos. São tempos difíceis, mas não imutáveis. Resistimos para isso, para fazer acontecer a mudança.

Nenhum comentário: